Suíça reabre fronteiras e aceita brasileiros vacinados ou com PCR negativo
AA Suíça abriu suas fronteiras ao turismo de verão. Com o avanço da vacinação e a queda de novos casos de Covid-19 (60 a cada 100 mil habitantes nos últimos 15 dias), o país já flexibiliza medidas sanitárias e permite inclusive a entrada de brasileiros.
Flexibilização passa a valer neste fim de semana e inclui quem tomou as duas doses da CoronaVac, da AstraZeneca, da Pfizer ou a dose única da Janssen. País tenta retomar o turismo com a queda nos casos de coronavírus e avanço da vacinação.
Tanto para europeus, como turistas oriundos de áreas em que variantes do novo coronavírus circulam, como Reino Unido, Índia, Canadá, África do Sul e Brasil, a exigência para entrada na Suíça é apresentar o certificado de vacinação. Os imunizantes aceitos são os mesmos aprovados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): BioNTech, Moderna, Pfizer, Janssen, AstraZeneca, Sinovac, Sinopharm e Serum Institute of India.
Não estão incluídas na lista as vacinas Sputnik V e Covaxin, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação provisoriamente de alguns lotes e que devem ser aplicados em quantidades reduzidas e restritas a alguns públicos.
Suíça inicia reabertura para turistas
O governo da Suíça também adverte que será permitida a entrada sem exigência de testes ou quarentena somente de quem tomou as duas doses das vacinas — a exceção é para quem se vacinou com o imunizante da Janssen, o único aprovado em dose única. Uma vez com a vacinação completada, o passageiro pode entrar em território suíço no mesmo dia, a partir de sábado.